O Inteligência Coletiva Minas Gerais busca mobilizar pesquisadorxs e ativistas sociais para elaborar projetos de futuros que sejam mais promissores com nossos anseios de democracia, igualdade e justiça social

As instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTI) mineiras têm se notabilizado, ao longo do tempo, por suas ações de produção científica e, ao mesmo tempo, de contribuição para a formação de profissionais e pesquisadoras/es em todas as áreas do conhecimento. Além disso, desenvolvem importantes estratégias de divulgação científica, seja para público acadêmico, seja para o público não especializado.

Essas instituições tem um importante impacto econômico e financeiro direto nas cidades e regiões em que se localizam. Além disso, por meio da pesquisa, da extensão e do ensino que as ICTIs contribuem na produção de conhecimentos e na formação de pessoas altamente capacitadas, assim como sua colaboração com os grupos e instituições sociais,

as tornam relevantes e imprescindíveis em todo e qualquer plano ou estratégia de desenvolvimento econômico e social que almeje a sustentabilidade e o bem estar da população.

É, pois, dentro dessa perspectiva que o Inteligência Coletiva Minas Gerais (ICMG) busca mobilizar pesquisadorxs e ativistas sociais para ações coletivas visando atenuar os efeitos desastrosos dos impactos provocados pela pandemia nas diversas populações e nos diversos territórios. Além disso, a ICMG atua para elaborar e perseguir projetos de futuros que sejam mais promissores e generosos com nossos anseios de democracia, igualdade e justiça social.

Texto de Luciano Mendes